Alimentar-se é um ato mais que fisiológico. Além de saciar a fome, alimentação visa suprir as necessidades nutricionais do organismo, de energia, vitaminas, minerais e fibras. Substâncias importantes para a manutenção da saúde, integridade física e mental, e vitalidade.
Ao nascermos essas necessidades são totalmente supridas pelo aleitamento materno exclusivo. À medida que crescemos e a depender da forma em que somos apresentados a nova viagem gastronômica, poderemos nos afastar desse objetivo primário da nutricional, e comprometer nossa saúde.
Daí a importância da Reeducação Alimentar. Da retomada à valorização da alimentação natural e dos hábitos saudáveis.
Reeducação Alimentar, passa antes pela conscientização e pela motivação na adoção de hábitos saudáveis:
- Reconheça os seus erros alimentares, e comece devagar, um passo de cada vez. É bem melhor ser “devagar e sempre” do que enormes mudanças de uma só vez, mas não duradouras ou insustentáveis;
- Valorize o consumo de alimentos naturais (Frutas, Legumes, Verduras). Diminuir o consumo de industrializados é parar de dar ao seu corpo quantidades excessivas de Sódio, aditivos e conservantes alimentares – substâncias químicas não nutritivas, e aumentar o fornecimento de Fibras, Vitaminas e Mineras – nutrientes totalmente necessários.
- Diminua o consumo de açúcares e doces. São apenas calorias vazias, que contribuem para o aumento de peso e doenças como o Diabetes;
- Beba muita água durante todo o dia, para manter o metabolismo ativo
Com simples mudanças você poderá notar em algum tempo mais disposiçã, menos retenção de líquidos no organismo e provavelmente a perda de alguns quilos extras.
Seja saudável, reeduque-se. Livre-se dos efeitos nocivos da má alimentação, para você e sua família.
Abraço e até logo…