Sabia que a banana verde pode ser um excelente alimento?

biomassa-da-banana-verdeAlguns estudos científicos brasileiros recomendam o uso da banana verde, no controle dos níveis de açúcar no sangue, para quem é diabético, no controle do apetite, pois ela aumenta a sensação de saciedade, ou ainda no controle do colesterol sanguíneo, e para melhorar o funcionamento intestinal.

A banana é um alimento completo, rico em carboidratos, vitaminas A e C, eletrólitos (sobretudo o potássio) e sais minerais, além do amido resistente. Esse amido não é digerido pelo intestino delgado, e quando chega ao intestino grosso é processado pelas bactérias existentes na flora intestinal, gerando substâncias benéficas para o organismo.

A melhor forma de consumir a banana verde, é através da farinha de banana verde, encontrada facilmente nos supermercados. Essa farinha pode ser utilizada nas receitas onde é levada a farinha de trigo. Porém, não substitua a quantidade de trigo recomendada em sua totalidade, use apenas parte da farinha de banana, misturada à farinha de trigo.

Outra forma de consumir a banana verde é fazendo a receita da biomassa da banana. É uma receita muito fácil, e leva apenas banana verde e água. A receita também pode ser usada em qualquer bolo, cupcake, biscoito, ou até em feijão, purê, escondidinho e no que mais a sua imaginação inventar. O consumo recomendável é de uma colher de sopa por dia por pessoa.

Biomassa (rende 500 g)

Ingredientes:  -5 Bananas verdes e Água suficiente para cobrir a panela de pressão

Modo de Preparo:

1. Destaque uma banana da outra, mas sem deixar abrir a casca e nem retirar a ponta. Ou seja, toda a parte interna da banana tem que continuar completamente envolta pela casca.

2. Lave cada uma das bananas com uma esponja e detergente.

3. Ajeite as bananas dentro de uma panela de pressão e cubra as bananas com água fervente. Leve ao fogo.

DICA: Se você estiver usando banana da terra (que é a melhor nesse caso), conte dez minutos a partir do início da pressão da panela. Desligue o fogo e deixe a pressão sair sozinha. Agora, se você for usar qualquer outro tipo de banana, quando a panela pegar pressão você já desliga e deixa que a pressão saia sozinha.

4. Quando a panela esfriar, abra e jogue a água fora, descasque as bananas e jogue fora as cascas.

5. Retire as polpas das bananas e coloque dentro de um processador ou liquidificador.

6. Ferva de 50 a 100 ml de água e adicione aos poucos enquanto você processa as bananas, apenas para chegar na consistência desejada.

7. Coloque em um pote hermeticamente fechado e guarde por até uma semana na geladeira.

Validade: 1 semana, em geladeira, ou 3 meses no freezer.

Observações:

  1. Em cada 100 gramas de Biomassa existem 95 calorias.
  2. Nunca utilize a água do cozimento das bananas para misturar à polpa, pois ela contém tanino, que escurece a massa.
  3. Usar em bolos: acrescentar 1/3 de biomassa em relação a quantidade de farinha de trigo descrita na receita. Ou seja, se a receita pede 300 gramas de farinha, acrescente 100 gramas de biomassa.

Adriana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>