Caíque Supermercados - Lugar de Família Feliz

Dicas Caíque Adega

Vinho

Os amantes de vinhos gostam de manter uma garrafa da sua bebida preferida em casa, pronto para uma ocasião especial. Mas como armazenar as garrafas de vinho de forma a manter seu sabor?

O local ideal para guardar as garrafas de vinho por longos períodos é a adega climatizada, porém nem todos podem comprar uma. Assim, para lhe ajudar a conservar a bebida por até 6 meses, preparamos algumas dicas.

As garrafas devem permanecer inclinadas ou deitadas, pois de pé a rolha de cortiça seca e permite a entrada de ar externo, o que acelera a oxidação do vinho. É necessário manter o vinho em lugar fresco, longe da luz direta (preferencialmente no escuro) e da umidade excessiva. Vibrações são prejudiciais à boa conservação do vinho. Mantenha a garrafa de vinho em local firme, onde ele não sofra constantes impactos. Não deixe a garrafa sobre a geladeira, por exemplo.

Em geral, verifique se a cor está transparente (límpido), com brilho, se existem quaisquer aromas desagradáveis, se a rolha está preservada e se produz lágrimas nas laterais do copo (ou seja, se o vinho escorre devagar no vidro formando filetes). Em seguida, confirme sentindo o paladar, pois o vinho é uma bebida bastante sensível e qualquer alteração se torna evidente. É justamente por este motivo que o garçom, ao abrir e servir uma nova garrafa, oferece uma pequena quantidade para aprovação de um dos presentes. Para degustações mais apuradas, consulte um bom guia de degustação.

É importante você desfrutar um vinho na temperatura correta. Gelar demais esconde os sabores e aromas, e torna os vinhos tintos mais adstringentes. Servi-lo quente ressalta mais o álcool, desequilibrando-o. Veja as temperaturas ideais: Espumantes (vulgo champagnes): de 5 a 7 graus; Brancos: de 7 a 10 graus; Tintos: de 15 a 18 graus (o que corresponde à temperatura ambiente na Europa). O vinho pode até ser colocado na geladeira, mas não por muito tempo. O ideal é ter uma adega climatizada. Para servi-los, tanto os brancos como os tintos, é melhor colocá-los em um balde com gelo pelo tempo necessário para que atinja a temperatura acima mencionada. Consuma com moderação.

Whisky

A garrafa de whisky pode ser guardada em qualquer posição: deitada, em pé, de lado ou até de ponta-cabeça.

A garrafa de whisky deve ser mantida em locais onde não haja incidência de sol. Também não pode receber uma iluminação muito forte diretamente. Depois de aberta a garrafa observe se a tampa está bem rosqueada e fechada. Jamais deixe a garrafa entreaberta, pois dessa forma o álcool se esvai e junto com ele o sabor do whisky. Depois de aberto, o ideal é que seja consumido no prazo de 90 dias.

A temperatura ideal para a conservação do whisky é bem elástica. O local deve ficar climatizado entre 5 e 40 graus celsius.

Cerveja

Ao contrário do vinho, quanto antes consumida, melhor. Não guarde a garrafa deitada, pois isso pode deixar a cerveja choca.

Espuma cremosa é um bom sinal. Sirva derramando uma parte no copo e espere o colarinho baixar. Depois coloque o copo numa angulação de 45 graus e complete o resto. Não deixe de manter o colarinho, pois é ele quem evita a liberação do gás. Copo mal lavado pode estragar sua festa. Os resíduos de gordura prejudicam a formação do colarinho e o gás vai embora. A bebida fica choca. É aconselhável ainda não enxugar os copos, deixando-os secar de cabeça para baixo.

Uma cerveja “estupidamente gelada” como dizem alguns, não é tão gostosa como pensam. O paladar pode ser alterado em temperaturas extremamente baixas. O ideal está entre 5 e 8 graus. Cerveja que gela, esquenta e depois volta para a geladeira não fica legal. Cerveja que é aberta deve ser tomada na mesma hora.

Copos e canecas pequenos e com asa ajudam a manter a espuma e a temperatura da cerveja.